Jeremoabo-BA: Recadastramento biométrico já está sendo realizado mas ainda não é obrigatório

Não deixe para a última hora

Jeremoabo-BA: Recadastramento biométrico já está sendo realizado mas ainda não é obrigatório

Nas próximas eleições, só deverá votar os eleitores que fizerem o recadastramento biométrico. A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” - porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

Para isso, haverá em cada zona eleitoral uma convocação extraordinária quando os eleitores são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral dentro do prazo estabelecido pelo TER, sob pena de cancelamento dos respectivos títulos eleitorais. Independente desta convocação extraordinária, os cartórios trabalharão o tempo inteiro nesta atualização. Não sendo assim, difícil efetuar todo o recadastramento no período de convocação limitado geralmente a 6 meses.

Na Zona eleitoral 51, que abrange os municípios de Jeremoabo BA, Pedro Alexandre BA e Sítio do Quinto BA, ainda não aconteceu a convocação extraordinária, que deve ocorrer somente em Outubro 2019. Porém, independente disso, o Cartório já trabalha no recadastramento biométrico, dentro dos horários e dias atualmente destinados a atendimento nos municípios, atendendo, no momento, 60 senhas diárias .

Portanto, apesar de ser obrigatório a partir de Outubro 2019, conforme calendário já pré-estabelecido, é importante que os eleitores já comecem, desde já, a procurar o Cartório para o seu recadastramento. Se não fosse assim, teríamos extremas dificuldades no recadastramento total de eleitores da Comarca, estimado em 45.971 (dados de dezembro 2018): Jeremoabo (26.809), Pedro Alexandre (9.571) e Sitio do Quinto (9.595).

Nosso site conversou com a Chefe do Cartório Eleitoral Local, Tiara Negreiros da Silva Cardoso, e ela faz este apelo para que os eleitores não se acomodem e procurem o cartório para efetuar o recadastramento. “No momento atendemos de 8 às 14 h, conforme cronograma já estabelecido (vide tabela abaixo), mas em breve nosso horário de atendimento ocorrerá até às 17 h”, informou-nos Tiara. .  

Para o recadastramento, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral apresentando o original de um documento de identidade (Identidade, CNH, Carteira de Trabalho, etc.) e comprovante de residência recente (emitido nos últimos 3 meses).

Veja como é o atendimento no Cartório:

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar