Jeremoabo-BA: Evento avalia os programas de assistência técnica rural prestadas pela ARCAS

 

 O evento reuniu mais de 300 pessoas 

 

Jeremoabo-BA: Evento avalia os programas de assistência técnica rural prestadas pela ARCAS

Reunião bastante concorrida, com a participação de mais de 300 produtores, na Câmara Municipal de Jeremoabo (BA), realizada ontem (14.01), às 14 horas, marcou o encerramento dos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural prestadas pela ARCAS de Cícero Dantas (BA). O público-alvo eram os produtores e produtoras assistidas pelos técnicos dos programas e que vieram das comunidades de Canché, Umburanas, Viração, Juazeiro dos Capotes, Bananeirinha, Espinheiro Jequiá, Ramos, Pedra de Dentro, Jasmineiro, Pereiros, Ciriquinha, Adriana, Baixão do Félix, Caraíbas e Baixão de Cima.

Os programas foram implementados no município em parcerias com o Governo do Estado e trouxe grandes benefícios no aprendimento de novas formas e tecnologias de convivência com a seca e contou com os técnicos Stela, Alessandro, Joseane, Lucicleide e João, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo, Hércules.

A abertura foi na ase de muita dança e cantoria pelas comunidades quilombolas do município. A mesa do evento foi formada pela Deputada Fátima Nunes; pelo vice-prefeito, Lula; pelo representante da Secretaria de Agricultura, Felipe Dantas; pelos vereadores Ivande e Jairo; pelo representante do Território Semiárido Nordeste II, Pedro Son e pelos representantes dos beneficiados, Cida da Viração e Zé Raimundo da Bananeirinha. O vereador Antonio Chaves esteve presente como convidado mas, por uma questão de agenda, não houve tempo para participação na mesa.

Os representantes, em suas falas, destacaram a importância do programa. Cida falou que “desde 2013 que a Arcas nos ensina coisas boas e a região hoje, sem dúvida, está melhor, com os ensinamentos apresentados”. Zé Raimundo disse que “as dúvidas eram muitas, não sabíamos quase nada e graças aos ensinamentos somos outros”. A Deputada Fátima Nunes fez uma avaliação da conjuntura política nacional e estadual e, em forma de convocação geral, discursou que “em tempo de rio cheio, para se salvar é preciso dar as mãos. Precisamos de união, organização e participação”.  Lula, que também representava o Prefeito Municipal, também comentou que “adaptarmo-nos à seca, inclusive com a implantação de novas tecnologias, é urgente e necessário”. Os demais componentes da mesa fizeram suas falas elogiando as ações e parabenizando a todos.

Os produtores ainda receberam o CEFIR e dois produtores, Samuel Belarmino da Silva e Gilson Batista Sérgio, representaram os demais.

Depois do evento todos foram para a Feirinha da Agricultura com frutas, doces, arroz doce até galeto defumado, montada ao lado da Câmara Municipal.  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar