Câmara de Vereadores de Jeremoabo (BA) novamente com bom público. Vereador Jairo anuncia afastamento da liderança da situação

 

 O destaque foi o anúncio do Vereador Jairo da liderança da bancada da situação  

 

Câmara de Vereadores de Jeremoabo (BA) novamente com bom público. Vereador Jairo anuncia afastamento da liderança da situação

Por: Pedro Son

PAUTA (Portal da Câmara):

• Leitura e aprovação de ata de Sessão anterior • 2ª discussão do Projeto de Lei 017/2018 (orçamento 2019) • Projeto de Lei 018/2018 (Altera a Lei 466, incentivo aos Universitários) • Uso da Tribuna pelo Secretário Mul. de Educação • Uso da Tribuna pelo diretos do Colégio Mul. São João Batista

Ontem (09.10) tivemos mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Jeremoabo (BA) e um bom público lotou o plenário. Será que o povo está pegando gosto pelas sessões? Desde as eleições municipais de 2016 que, geralmente, a Casa tem recebido sempre muitas pessoas. Havia uma expectativa de que fosse votado o PL que trata da concessão de ajuda no transporte universitário dos que cursam faculdade fora do município, além da presença do Secretário de Educação, Altemiro Martins de Sá, anunciado na última sessão.

No caso do transporte universitário, conforme explicou o Presidente Bino, não houve tempo regimental para o trâmite de pareceres e votação como determina a Lei Orgânica. Houve até uma pequena pressão para que se colocasse em votação, mas o presidente, prudentemente, achou por bem fazer a coisa de maneira pré-determinada e correta. Na nossa análise, postura correta para quem cuida do andamento segundo o Regulamento. Era abrir brecha e a partir de agora nada seria respeitado. Por entendimento, ser convocada sessão extraordinária na quarta-feira, 17.10.2018, para votação do projeto, cuja aprovação já foi pré-anunciada pelas bancadas de situação e oposição.

Quanto a presença do Secretário, ele não compareceu e o Presidente informou não ter havido nenhuma comunicação. O vereador Jairo destacou a não observância de um dispositivo do Regimento quanto à convocação do Secretário e esta teria sido a razão de sua ausência. Aspecto interessante, já que num passado bem recente, o convite da Câmara era plenamente aceito pelos secretários. Como acredito que o Secretário tenha interesse em fornecer suas explicações quanto às recentes denúncias de merenda escolar, reajuste de professores e salários atrasados, aguarda-se que num futuro próximo, tudo seja feita dentro das normas regulamentares e tudo seja resolvido.

Outra coisa que chama atenção é a postura dos vereadores enquanto comportamentos e atitudes na tribuna e na atuação. Tem alguns extrapolando. Muitos gritos, batidas em mesa, uns discutindo com a platéia, utilizam microfone quando não autorizados porque detém a fala, etc. Tivemos momentos ontem de muita intolerância. Tem alguns que mais parecem animadores de auditório daqueles antigos programas de calouros. É claro que a carapuça caia na cabeça de quem merecer. E é fato que o plenário também precisa melhorar o comportamento, tanto de um grupo político, quanto do outro.

Quanto aos pronunciamentos, todos os vereadores se pronunciaram na linha ataque x defesa conforme seja a bancada com temas que não eixam de ser tocados como salários atrasados de junho, reajuste dos professores, merenda escolar, etc.

A nota de destaque foi o anúncio do Vereador Jairo de se afastar da liderança da situação alegando razões pessoais ligadas ao nascimento de seu filho. Segundo o vereador, haverá uma conversa com o Gestor e os vereadores de situação, mas demonstrou claramente sua intenção de não continuar.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar