Jeremoabo (BA): Comunidades Quilombolas preparam-se para a celebração da Semana da Consciência Negra 2017

Novamente Quilombolas vão celebrar a Semana da Consciência Negra. Nas imagens celebração 2015.

Jeremoabo (BA): Comunidades Quilombolas preparam-se para a celebração da Semana da Consciência Negra 2017

Mais uma vez Jeremoabo viverá uma intensa celebração da Consciência Negra, evento que vem crescendo desde 2009 quando, pela primeira vez, ocorreu uma celebração pública destacando a população negra jeremoabense.

Jeremoabo tem hoje 9 (nove) comunidades reconhecidas oficialmente como Comunidades Remanescentes de quilombos, ou seja, locais para onde fugiam os negros da escravidão e que foram locais que ofereceram abrigos aos escravos que foram libertados pela Lei Áurea: Casinhas, Baixa dos Quelés, Olhos D’Água, Baixa da Lagoa, Viração, Ciriquinha, Juazeiro dos Capotes, Catuabo e Caboclo. Muitas outras ainda buscam seu reconhecimento: Alto da Tapera, Tapera, Barroca, Baixão de Cima, Adriana, Bananeirinha, Sitio Alagoinhas, etc.

A celebração deste ano vai ter como culminância o dia 25.11.2017 com uma programação que terá às 8 hs caminhada pelas ruas da cidade ao som de batuques e zabumbas; às 10:30 Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores com a participação de autoridades e às 13:30 celebração cultural que vai acontecer este ano na comunidade de Alto da Tapera com apresentações culturais, celebração religiosa e shows com grupos musicais de comunidades quilombolas.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar