Jeremoabo-BA: Reunião CMDS discutiu o Censo Agropecuário 2017

A reunião foi bastante movimentada e com vários assuntos em pauta

Jeremoabo-BA: Reunião CMDS discutiu o Censo Agropecuário 2017

Por: Pedro Son

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável voltou a se reunir ordinariamente, como acontece todos os meses. A reunião deste mês (10.08) contou com a presença do IBGE que foi apresentar a malha agropecuária do município para o Censo Agropecuário 2017. Murilo Romão, Coordenador subárea do IBGE, efetuou uma explanação sobre o Censo destacando como vai ser feito e o que vai ser pesquisado. O Censo vai acontecer de Outubro 2017 a Fevereiro 2018 e são previstas cerca de 2.973 propriedades a serem recenseadas, com a utilização de 08 (oito) recenseadores.

Na ocasião foi apresentada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) que tem como objetivo apoiar o processo de trabalho e de melhoria contínua das atividades realizadas pelo IBGE.

Um ponto importante da discussão foi quanto aos limites do município de Jeremoabo (BA) e algumas áreas limítrofes como Baixa da Volta, Calácio, Lagoa da Pedra, Santana de Baixo, Silva, além de outras que, na última Lei aprovada no Estado, encontram-se destinados à outros municípios. Sobre este assunto traremos futuramente uma matéria completa.   

A Reunião ainda tratou de outros assuntos como:

GARANTIA SAFRA: A liberação em Agosto vai atingir 1.949 produtores e com um volume previsto de R$ 337.110,00;

CEFIR: Cadastro importante para financiamentos rurais já está sendo efetuado no município via Convênio com Governo do Estado da Bahia. A previsão iniciai é cadastrar 1.285 beneficiários da Agricultura Familiar.

CURSO: Acontecerá em Setembro, na cidade de Feira de Santana, um curso para produção e biscoitos e sequilhos, uma parceria da Prefeitura Municipal com o SENAR.

CURSO COMERCIALIZAÇÃO: Outro Curso, com a parceria SEBRAE, será realizado, com enfoque na comercialização de produtos rurais, tendo como público-alvo os produtores que já vendem seus produtos à merenda escolar.

MILHO CONAB: A Secretaria de Agricultura está adquirindo mais 7.920 quilos para repasse a dezesseis produtores jeremoabenses que se cadastraram. O preço por saca é de R$ 33,00.

MEL: o município sofreu a maior perda dos últimos anos, estimada em 60%, mas os sinais são animadores e o setor já começa a sua recuperação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar