Jeremoabo-BA: Oficina no Chuquê reúne Mestres e artesãos do Polo da Palha do Licuri

 

 Os artesãos receberam a vista dos Mestres de Santa Brígida para Oficina de repasse de técnicas 

 Jeremoabo-BA: Oficina no Chuquê reúne Mestres e artesãos do Polo da Palha do Licuri

Por: Pedro Son

A associação do Chuquê, zona rural de Jeremoabo (BA), foi palco nesta última semana (de 09 a 11.05) de mais uma Oficina dentro do Projeto “Saberes de Mestre”, conduzida pela Associação João de Barros e que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Os Mestres “Zé de Rita” e “Zé Valdo” lá da Associação Morada Velha foram os Mestres repassadores das técnicas com palha de licuri e artesanato de madeira para mais de vinte artesãos do Chuquê, no fortalecimento da “Rede Solidária Polo da Palha do Licuri” que envolve além da Associação do Chuquê de Jeremoabo (BA), as Associações de Morada Velha de Santa Brígida (BA) e Associação da Serra Branca de Euclides da Cunha (BA).

O Projeto foi idealizado pelo Movimento João de Barro com o objetivo principal de fortalecer as entidades de artesanato do Polo, através de um processo de autogestão, com ênfase nos fundamentos da economia solidária, do comércio justo, empreendedorismo social e no manejo ecológico e sustentável da sua matéria-prima: o licuri. Em seu pilar ambiental, baseia-se no Plano Nacional de Preservação da Arara-azul-de-lear que busca contribuir para preservar o licurizeiro e, assim, garantir matéria-prima para os artesãos e o alimento para a arara-azul, espécie endêmica da região que se alimenta do fruto.

 

Conversamos longamente com Frank Lorens, um dos coordenadores do Projeto, inteiramente satisfeito com o avanço já conseguido pelos artesãos. Ouvimos também os Mestres e os artesãos participantes e percebemos o entusiasmo e a motivação na participação do projeto. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar