Jeremoabo-BA: Procissão do Encontro movimenta a Quarta-feira Santa

 

 A procissão do Encontro é um dos belos momentos da Semana Santa 

 

Jeremoabo-BA: Procissão do Encontro movimenta a Quarta-feira Santa

A Semana Santa prossegue na Paróquia de São João Batista em Jeremoabo BA. Ontem (17 04), quarta-feira, aconteceu o Encontro do Senhor dos Passos com a sua Mãe, Nossa Senhora das Dores, a conhecida Procissão do Encontro que relembra a caminhada de Jesus até o Calvário. Quarta-feira Santa, Grande e Sagrada Quarta-feira ou, tradicionalmente, Quarta-feira de Trevas é a quarta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus.

O acontecimento é realizado a partir de duas procissões: a procissão de Nossa Senhora das Dores, conduzida por mulheres pelas ruas da cidade, que teve saída na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística e a procissão do Senhor dos Passos, conduzido por homens e que saiu da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Pelas ruas vão sendo rezadas a Via-Sacra, que relembra o trajeto efetuado por Jesus carregando a cruz até o calvário. Na quarta-estação acontece o Encontro das duas procissões que, a partir daí, seguem juntas.

Na homilia proclamada pelo Vigário Padre Ramos, foi destacada a dor das mães que choram por seus filhos e o martírio que sofreu Nossa Senhora vendo seu filho a caminho da morte. Logo após, a procissão encaminhou-se para a Igreja Matriz São João Batista, sob uma chuva que caia e que impediu a proclamação das demais estações pelas ruas. Somente na Igreja é que foram efetuadas a oração das demais estações.

Nesta quinta-feira, acontecerá a Santa Missa da Ceia do Senhor com a celebração do Lava Pés e na Sexta-feira tem a Celebração da Paixão do Senhor. Antes, pela manhã, na Serra da Santa Cruz serão realizadas via-sacra e orações.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar