Novo Triunfo: em Visita Pastoral dom Guido celebra festa de São Jorge e vai a três comunidades

 

 

 

Novo Triunfo: em Visita Pastoral dom Guido celebra festa de São Jorge e vai a três comunidades

O bispo dom Guido Zendron, recomeçou na última quarta-feira (20), a 10° etapa da Visita Pastoral que realiza nas paróquias da Diocese, iniciadas em meados de 2014, na paróquia de Senhor do Bonfim, em Macururé. Desta vez dom Guido se encontra na paróquia de São Pedro, na cidade de Novo Triunfo, que fica a 120 km de Paulo Afonso, e faz parte da Forania III. 

A vista começou com a missa de abertura no dia 27 de março, precisou de um intervalo, pois o bispo cumpria sua agenda participando da 54° Assembleia Nacional dos Bispos, em Aparecida (SP), retomando agora, para percorrer as 23 comunidades que formam a paróquia. Nestes três primeiros dias, sempre ao lado do pároco Mário, o bispo participou de um encontro com as lideranças das comunidades, coordenadores pastorais, visitou doentes, e conversou com trabalhadores da saúde, na Secretaria de Saúde do município.

Neste sábado (23), dom Guido se encontrou com fiéis no povoado Tapera, na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, seguiu às 10h, para o povoado Tanquinho no segundo encontro, na comunidade de Santa Rita e celebrou a Santa Missa na comunidade de Nossa Senhora das Graças, na Baixa da Roça. “É importante conhecer porque às vezes temos idéias belíssimas, mas que, quando confrontadas com a realidade não dão certo, por isso o mais importante é saber como cada um pode fazer a sua parte”, falou dom Guido aos presentes na Tapera.

Na Tapera e, assim se percebeu nas demais comunidades, até próximo de terminar o encontro ou celebração, o povo ia chegando devagarzinho, familiarizando e entendendo a natureza da Visita Pastoral. “Deus às vezes começa histórias de onde nem imaginamos, por isso a grandeza do homem é reconhecer que Deus é tudo”.

O povo pergunta, também desabafa: “Gostaria que tivessem mais voluntários para a Pastoral da Criança”, diz uma, outra reclama que o povo “devia ajudar mais”, então sempre trazendo os exemplos contidos no evangelho dom Guido explica:

“Lembram de Jesus no templo com os apóstolos?, pois bem, ao observar as pessoas que vinham oferecer sua oferta, enquanto os discípulos não se entendiam em qual dos ricos tinha depositado mais, qual foi o exemplo dado por Cristo?, o da viúva que deu a moedinha de 10 centavos. Isto implica para nós que não devemos observar se colaboram pouco ou muito com o dizimo, se vem ajudar todos os dias, mas se o que fazem é com o coração, porque essa é a medida que temos da caridade” .

Visita Pastoral em dia de festa de São Jorge é o momento de ir ao ponto mais alto de Triunfo, na comunidade do Alto do Arnaldo, a missa começou às 16h, com a igrejinha repleta, quem não conseguiu um lugarzinho dentro, acompanhou das calçadas e depois se juntou ao bispo na procissão. “Para derrotarmos o dragão que nos quer engolir, fiquemos atentos às surpresas de Deus, pois é Ele quem realiza coisas e movimenta a nossa vida através do imprevisto, e nós precisamos acolher e pedir as graças de Deus para vencê-las”.

Depois da missa e da procissão Pe. Mário realizou o batismo de 6 crianças e o dia entrava pela noite, pois ainda tinha o ultimo compromisso, às 19h, outra missa na São Seba.

Neste domingo, dom Guido fará formação com os catequistas na primeira parte da manhã depois segue para as comunidades. “Realmente temos aqui uma agenda concorrida, mas como encurtaram os dias da visita precisamos adaptar”, explicou Pe. Mário, sempre presente em todos os momentos.

Fonte: Pascom/www.diocesedepauloafonso.com.br

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar