ROMARIA DA SANTA CRUZ TEVE BOM NÚMERO DE FIÉIS EM JEREMOABO BA

 

 Devoção secular a Romaria da Santa Cruz pode alavancar nosso turismo religioso  

 

ROMARIA DA SANTA CRUZ TEVE BOM NÚMERO DE FIÉIS EM JEREMOABO BA

Por: Pedro Son

A romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos, segundo definição do Wikipédia.

Eventos que acontecem muito no Brasil e em nossa região. Por aqui cresce, por exemplo, a Romaria de Santa Cruz do Serrote, em Sítio do Quinto BA e é famosa também a Romaria de Todos os Santos em Monte Santo BA. Em Jeremoabo BA também temos a nossa romaria. A Romaria da Santa Cruz. Ontem (15.09) aconteceu mais uma romaria na Serra da Santa Cruz ou Serra do Cavaleiro, quase na área urbana da cidade, na capelinha e cruzeiro que abençoam permanentemente nossa cidade.

A Serra da Santa Cruz é um lugar sagrado, sem dúvida. Por aqui gente de todos os municípios da região veio pagar suas promessas e fazer suas orações. Não há uma data concreta para se dizer do início desta devoção, mas, é sem dúvida, uma devoção centenária com mais de 300 anos.

As evidências são várias. No Século XVII, o bandeirante Robério Dias, procurava ouro e prata pelas serras da região e no seu relatório de viagem dizia ter passado na “Serra da Santa Cruz” em Jeremoabo. Escrita assim. Ou seja, já exista a Santa Cruz neste lugar ou assim ele não teria denominado a Serra. Em 1846, o Padre Joaquim Inácio de Vasconcelos, em sua carta ao Arcebispo da Província, descreve Jeremoabo como detentores de duas grandes serras que o rodeiam: a Serra do Cavaleiro e a Serra do Tomé Gomes. Assim que ele descreveu.

A Romaria de ontem continua a devoção. Vários momentos ocorreram antes da missa principal: terço da misericórdia, louvores, reflexões, momentos musicais e, a partir de 12 horas, várias vias sacras com grupos católicos na subida da serra. Às 16 horas o Vigário José Ramos Neves celebrou a missa com a presença de várias comunidades rurais e da sede do município. Após a missa a Procissão de Nosso Senhor Redentor carregou os presentes da Serra até a Igreja Matriz São João Batista.

O pároco ainda aproveitou para anunciar a “Missa dos Motoqueiras e Motociclistas” no último domingo de Outubro, ali mesmo na Serra, local que agora facilita as idas e vindas com o asfaltamento que foi feito ano passado pelo Governo do Estado. Ali tem um potencial enorme para o turismo religioso e de eventos, mas preciso de investimentos para isso.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar