JEREMOABO-BA: MEL JEREMOABENSE TEM A MAIOR PRODUÇÃO DE TODOS OS TEMPOS

 

 Caminhamos a passos largos para primeiro lugar novamente 

 

JEREMOABO-BA: MEL JEREMOABENSE TEM A MAIOR PRODUÇÃO DE TODOS OS TEMPOS

Por: Pedro Son

A cadeia do mel jeremoabense foi bastante discutida na última assembléia do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável). Num levantamento preliminar da produção do mel jeremoabense em 2019 chegou-se ao número de 593 toneladas de mel extraídas no município até final de Agosto de 2019. Considerando-se média de R$ 6,00 por kg vendido, tem-se uma produção de R$ 3.558.000,00 (três milhões, quinhentos e cinquenta e oito mil reais) brutos. Um recorde em todos os tempos. Nossa maior produção anterior foi em 2015 com 435 toneladas, na época 2º. na Bahia e 4ª. maior produção do Brasil. Os números 2019 são surpreendentes considerando-se que nos últimos meses do ano é que se extrai a maior parte do mel. Estima-se que 400 (quatrocentas) famílias vivem hoje em função do mel.

Alguns fatores contribuíram diretamente para este aumento, como as chuvas mais intensas que possibilitou um campo mais verde e florido, principal fonte para as abelhas produzirem; investimentos do Governo Estadual com fornecimento de mais colméias e distribuição de kits; financiamentos dos bancos públicos (Banco do Brasil e BNB embora não fosse possível apurar o volume de empréstimos); mercado mais aberto à aquisição do mel da região; etc.

Há inúmeros outros fatores que inibem o crescimento do setor como um todo e seja um elemento capaz de ser um gerador de renda e desenvolvimento do município. Neste sentido, mas do que na hora de termos o nosso Entreposto que facilite o escoamento da produção e promova visibilidade e mais lucros para o setor. Destaque-se ainda que temos um curso de Técnicos em Apicultura no CETEP, antiga Escola Agrícola, com jovens formados e a espera de uma oportunidade. Um projeto de Assistência Técnica poderia empregar esta mão de obra e possibilitar ações mais eficientes de nossos produtores.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar