Jeremoabo-BA: Missa campal marca o encerramento da Visita Pastoral de D. Guido

 

 A visita do Bispo Diocesano começou no dia 14.09 e terminou hoje 

 Jeremoabo-BA: Missa campal marca o encerramento da Visita Pastoral de D. Guido

A Praça da Matriz em Jeremoabo BA ficou repleta de fiéis, da sede e da zona rural, que foram participar da missa de encerramento da Visita Pastoral que o Bispo Diocesano D. Guido Zendron à Paróquia São João Batista, celerada pelo próprio e concelebrada com os Padres Ramos e Geraldo. Jeremoabo é um município de 4.700 Km2 e conta com mais de 90 (noventa) povoados e D. Guido visitou a todos, levando palavras de fé e escutando as comunidades.

A visita teve início no dia 14.09 e o lema escolhido para a Visita Pastoral foi “Hoje devo ficar em tua casa” (Lc 19,5). E foi neste espírito que aconteceram os encontros e visitas. D. Guido fez refeições em residências das comunidades visitadas, visitou doentes, sentou para um papo mais informal e trocou muitas idéias com os paroquianos.

Houve também muitos encontros com grupos ou segmentos religiosos e populares como Terço dos Homens, Juventude Rural e Urbana, Catequese, Apostolado Coração de Jesus, Quilombolas e Professores e fez muitas visitas exemplo do Asilo São Vicente de Paulo, Hospital Geral de Jeremoabo, Câmara Municipal e ainda se encontrou com o Prefeito Municipal.

Em cada encontro uma avaliação e propostas para continuidades futuras como, por exemplo, a criação de uma Pastoral Quilombola ou de remanescentes de quilombos, compromisso reafirmado na missa de encerramento.

Na missa de encerramento estiveram presentes representações de todas as áreas pastorais do município. Nos agradecimentos a certeza de que foram tempos de ouro, bastando analisarmos os testemunhos efetuados: “agradecemos até pelo jeito simples do Bispo”, destacou Norma, da Malhada Vermelha; “foi tudo uma maravilha tempos de graças”, disse Elisa da Baixa dos Quelés; "muita coisa ficou guardada no coração”, testemunho de Erivaldo da Canabravinha dos Candis; a visita foi uma fonte de água viva e nos trouxe bênçãos e sabedoria, segundo Luciene do Itapicuru; foi uma bela experiência e tempo repleto de graças, para Alex da Baixa da Pedra; “D; Guido trouxe esperança com simplicidade”, disse Normélia da Comunidade Nossa Senhora da Conceição; “tempos bons e felizes”, segundo Wellington do Monte Alegre; “a visita veio reacender a luz da comunidade”, testemunhou o professor Fábio da Lagoa do Mato; “venho agradecer a luz que Jesus enviou para o meio de nós”, encerrou D. Ermínia da região da Cirica.

Nos seus agradecimentos finais o Bispo destacou a felicidade do cumprimento de mais uma visita, em função também dos testemunhos apresentados, encerrou dizendo que “se algo aconteceu de bom, foi Graças de Deus”. E, em seguida, passou para o Padre Ramos, Vigário local, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que o acompanhou em todas as visitas, deixando-a como marca oficial da visita e que será exposta na Igreja Matriz.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar