Conselho da Zona Turística Caminhos do Sertão se reúne em Jeremoabo

Caminhos do Sertao - Tiago Mendes e os participantes

 

 

Conselho da Zona Turística Caminhos do Sertão se reúne em Jeremoabo

Representantes de diversos municípios da Bahia estiveram reunidos, na última sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Jeremoabo, onde participaram da 2ª Reunião do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa e Turismo nos Caminhos do Sertão, promovida pela Fundação Serra Branca e Prefeitura Municipal. Na ocasião, o Consultor do Sebrae, Tiago Mendes, explicou que o objetivo principal do programa é fortalecer os empreendedores e apoiá-los na implementação dos projetos, visando gerar resultados em relação à melhoria do processo, qualificação, geração de oportunidades, empreendedores, emprego e renda, resultado financeiro, desenvolvimento e inovação do produto. “A atividade turística ainda é uma novidade para muitos locais. A comunidade ainda não se sente pertencente a um local turístico. O Projeto quer mostrar que os municípios do Sertão têm diversos atrativos turísticos, e vai mais além, pois juntamente com vários órgãos, instituições e representantes, quer ajudar esses municípios a trilharem esse caminho disponibilizando ferramentas, capacitação, guiando este universo tão rico que é o turismo”.

Entre as atividades do dia estiveram a formação do Grupo de Empreendedores do Caminhos do Sertão, criação dos Grupos de Trabalho; execução da Canção de Jeremoabo, por Carmelita de Dudé e apresentação musical com Sílvia e Hélio Meireles. Além disso, durante o evento foram expostas diversas peças da Associação dos Artesãos de Lear do Chuquê de Jeremoabo, cujo artesanato é feito com a palha do licuri retirada de maneira ambientalmente correta e tingida com pigmentos naturais de plantas da caatinga e objetos de madeira feitas da Umburana reaproveitada; a Associação do Caritá também levou suas peças belíssimas como redes, jogos americanos e de banheiro, mantas, cortinas, bolsas e colchas, produzidas em fios de algodão e por último, o artesão Ray que apresentou belas peças.

Um passo importante foi a criação de subgrupos para desenvolvimento do Projeto, distribuídos em gestão, estruturação, qualificação e promoção, que terão a missão de análise das prioridades já listadas e constituídas por membros de todos os municípios presentes e que se reunirão mensalmente até que, definitivamente, o Programa seja uma realidade. Uma das etapas práticas importantes serão os cursos de capacitação a serem realizados em cada município, que englobarão noções de planejamento, gestão financeira e de recursos humanos, com a etapa de Jeremoabo prevista para o próximo mês de abril .

A Prefeita Municipal, Anabel de Sá Carvalho, não pôde comparecer ao evento por conta de cumprimento de compromissos agendados em Salvador, mas esteve representada pelo Chefe de Gabinete, Marcos França, que na oportunidade destacou a importância de Jeremoabo para a região como município-mãe da maioria das cidades do Nordeste e que a Prefeitura efetivará ações necessárias para incentivar a produção artística e turística local. 

O Presidente da Fundação Serra Branca, Otávio Farias, disse que a articulação do Projeto é de suma importância para Jeremoabo e demais municípios participantes porque visa valorizar as potencialidades da região.

Participaram da reunião - coordenada pela gestora de projetos do Sebrae/Feira de Santana, Lúcia Leite - representantes dos municípios de Uauá, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Cipó, Nova Soure, Tucano, Santa Brígida, Santa Bárbara, Caldas do Jorro, Euclides da Cunha, além de Jeremoabo.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jeremoabo

foto ASCOM PREFEITURA JEREMOABOCaminhos do Sertao - ArtesanatoCaminhos do Sertao - ArtesanatoCaminhos do Sertao - Artesantao com madeira da umburana

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar